Second Life

Second Life permite a qualquer um viver as suas mais loucas fantasias absolutamente sem limites, interagir com quem quiser e basicamente escapar do mundo real para um mundo virtual.

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Second Life foi um dos movimentos que definiu a primeira década do século XXI.

O que era visto um pouco como ficção tornou-se a primeira realidade virtual onde todos os aspetos da condição humana estão espalhados na tela do PC.

Tudo é possível. Tudo é ilimitado. O mundo onde a expressão individual reina, a imaginação é soberana e a criatividade flui desimpedida como um rio bravo e indomável.

Não é um jogo. É uma experiência.

Revisão completa

O mundo é um lugar onde tudo acontece e a diversidade humana é reflexo disso. As pessoas irão sempre encontrar alguém ou algo que as surpreenda. As nossas experiências do dia-a-dia são o que nos molda e nos torna no que somos hoje. Second Life é isso.

Um mundo não físico, mas virtual que floresceu graças ao espírito de inovação, criatividade e empenho de seres humanos através dos seus avatares.

Como no mundo real, isto implica estarmos sujeitos a deparar-nos com coisas boas e más, mas isso é um dos aspetos que faz de Second Life um fenómeno verdadeiramente único.

O terreno básico em 3D e todas as ferramentas básicas foram desenvolvidos pela Linden Labs e lançados a 23 de Junho de 2003. Tudo o resto é obra dos milhões de utilizadores que se dedicaram a criar todos os pormenores, desde a mais insignificante pedra, até edíficios surreais contribuindo para a sua majestade.

As economias evoluem da mesma maneira que no mundo real e os utilizadores estão sujeitos a perdas e ganhos. A ganância também encontra o seu lugar aqui acompanhada pela sua amiga fraude. Os utilizadores podem abrir negócios, trocar bens virtuais e adquirir riqueza. O jogo até hoje continua amaldiçoado com certos problemas técnicos onde itens pessoais dos utilizadores desaparecem dos seus inventórios, mas a maioria destes casos é solucionada e continua a lançar uma sombra na reputação do Second Life. Esquemas maliciosos e maus negócios também têm o seu lugar aqui e a atitude dos utilizadores tem que mimetizar o mundo real, ou seja, prosseguir com cautela. Um ponto positivo e ao mesmo tempo negativo é que as acções no jogo podem ter repercussões no mundo real, o que ao longo dos anos já contribuiu para que tenham sido postas em vigor regulações com vista a tornar o mundo de Second Life mais seguro. Contudo o perigo continua sempre presente. A correlação do dinheiro real com o dinheiro virtual é feita através da moeda do Second Life: o Linden Dollar.

A faceta humana também encontra em Second Life um espaço fértil para imitar o mundo real. Sexo, intriga, fantasias, aspetos fantásticos e mirabolantes das vivências humanas têm todos lugar aqui e cabe ao utilizador explorar tudo isto. Muitos utilizadores são no mínimo duvidosos e existem cantos onde a perversidade abunda. Por outro lado, cenários e situações que se vêm só em sonhos são materializadas neste mundo. De novo voltamos à dicotomia entre o bem e o mal. Em Second Life tem de tudo.

As ferramentas de construção de conteúdo são dotadas de uma profundidade inigualável, contudo o seu uso pode-se revelar demasiado complexo para o utilizador casual, não tendo nem sequer um tutorial, embora no espírito de simulação do Second Life, a aprendizagem faz parte da jornada nesse mundo. Contudo, há sempre utilizadores que se dediquem a educar outros sobre como usar essas ferramentas: de novo, o SL surpreende pela positiva demonstrando uma faceta de camaradagem entre os utilizadores.

As suas atividades são infinitas. Pode passear, trabalhar, fazer sexo, explorar...tudo vale. O jogo é aberto a todos embora os menores de 18 anos fiquem interditos de secções consideradas de conteúdo adulto (por razões óbvias, né?)

Voltando à questão monetária, o SL têm uma enfâse muito grande no dinheiro. Você pode gastar ou ganhar. Muitos utilizadores têm empregos virtuais no SL com os quais ganham Lindens que poderão converter em dinheiro real. Contudo, como no mundo real a economia pode crashar e seu sustento pode ir ao ar, reforçando ainda mais a profundidade desse jogo.

Resumindo tudo, Second Life através de todas as suas partes, quer sejam boas ou más, incluindo todas as suas imperfeições e indo até aos pormenores técnicos realçam a sua capacidade de imitar o mundo real e apesar das controvérsias e de um estatuto considerado negativo por muitos, é sem dúvida um jogo que atingiu um nível de profundidade que não será repetido com tanta facilidade.

Uma experiência única que recomendo vivamente a todos. Só deixo um conselho: não se percam nela!!!

Ready to enter the world of Second Life? Click here to play now!

Gráficos: full 3D
PvP: sem lutas
Cash shop: muito influente
Exp rate: lenta

Pro

Sem tabus

Contro

Requer algum investimento monetário para se disfrutar na sua plenitude


Fun factor
3.5 out of 5
Community
3.5 out of 5
Gráficos
3.5 out of 5
6.5
For Real Fans

Review summary

Pro

Sem tabus

Contro

Requer algum investimento monetário para se disfrutar na sua plenitude
6.5
Gráficos - 70 / 100
Fun factor - 70 / 100
Longevity - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Community - 70 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora