Tribal Wars 2

Tribal Wars 2 é o sucessor do clássico Tribal Wars que cativou milhões ao redor do mundo e pelo jeito, essa versão vai conquistar muitos mais.

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Tribal Wars 2 é um MMORTS no qual o seu objetivo principal é construir suas aldeias e conquistar aldeias vizinhas, criando vastos impérios em mundos povoados por milhares de jogadores tentanto fazer o mesmo.

O aspeto social do jogo é de extrema importância, com as chamadas tribos formando o pilar central do jogo. O mundo sofrerá então contínuas mudanças à medida que as diferentes tribos se aniquilam, se juntam ou se aliam, tudo com a finalidade de dominar o máximo território possível.

Tentanto apelar aos veteranos do TW assim como a jogadores novos, TW2 apresenta-se com a cara lavada e irá certamente tornar-se outro clássico do género, especialmente para aqueles que estejam dispostos a se dedicar a longo prazo a essa experiência.

Trailer

Revisão completa

Tribal Wars é um daqueles jogos quintessenciais. Quase todo o mundo já ouviu falar e muitos até já o experimentaram.

E depois de mais de uma década no ativo, surge Tribal Wars 2. Não se trata propriamente de uma sequela, mas mais um upgrade da versão anterior, aplicando a mesma mecânica de jogo que fez do predecessor um grande êxito.

Aspeto geral

Embora continue a ser um jogo de browser com gráficos mais ou menos estáticos, estes foram vastamente melhorados. De notar a melhoria do interface de jogo, que é bastante acessível e intuitivo. Para os novatos, tem um tutorial simples para as tarefas mais básicas, deixando o jogador à vontade para explorar e aparecendo justamente nas alturas em que é necessário. Sem dúvida a Innogames fez bastante playtesting e o resultado é refrescante. Não sei quanto a vocês, mas odeio aqueles jogos em que tem sempre alguma criatura palrando insistentemente onde você tem que clicar com o mouse.

Jogabilidade

Um MMORTS puro e duro, Tribal Wars 2 testa a paciência e dedicação dos jogadores. Cada um começa com uma aldeia, que terá que construir aos poucos até ganhar os requisitos necessários para avançar para a conquista de aldeias vizinhas, estejam elas ocupadas ou não. Todas as acções de construção das aldeias se elaboram em tempo real, sofrendo incrementos quanto mais avançado for o seu nível. A produção de recursos básicos (argila, madeira e ferro) também vai afetar as suas capacidades de construção de edifícios, pesquisa de tecnologias e treinamento de tropas. Essencialmente todos os elementos de um jogo de estratégia normal.

As unidades militares são incrivelmente diversas, podendo ser categorizadas em dois grandes grupos: defensivas e ofensivas. Para além desse ponto, a maior diferença entre as unidades é a sua velocidade de deslocação no mapa, embora no grande esquema das coisas, todas desempenham o seu papel, por exemplo, lanceiros a defender são mais eficazes contra cavalaria ofensiva ao passo que espadachins são mais eficazes contra infantaria; portanto, acabam todas por ser mais ou menos vitais para o sucesso em combate.

A vertente social do jogo se estabelece bem cedo. Jogadores próximos uns dos outros vão ter a tendência para formarem pequenas tribos que eventualmente vão coalescer em grandes impérios. A parte interessante do jogo reside aqui. Todos têm o potencial de alterar os equilibrios de poder e levar à formação de pactos, alianças ou declarações de guerra que alteram drasticamente as fronteiras do mapa.

Essencialmente, o jogo dá liberdade total para os jogadores se organizarem como quiserem e delinearem estratégias adequadas às situações, levando muitas vezes a resultados imprevisíveis. O único senão é que se trata de um jogo que corre em tempo real, obrigando os jogadores a se comprometerem meses e até anos até que um servidor em particular chegue ao seu término.

Cash Shop

O grande senão em Tribal Wars 2 foi a inclusão de elementos na Cash Shop que claramente beneficiam em termos ofensivos e/ou defensivos quem gastar dinheiro. Na versão anterior, os jogadores Premium simplesmente tinham uma interface de jogo mais completa para uma melhor administração das aldeias (o que dá muito jeito quando começa a ter algumas centenas de aldeias para gerir). Em Tribal Wars 2 a Innogames claramente decidiu em oferecer a escapatória fácil para aqueles que têm grana, subvertendo um pouco o espírito do original e por essa razão, TW2 não atinge uma classificação de 9.0 aqui no Jogos MMORPG.

Conclusão

Essa crítica é um pouco tendenciosa, dado eu ter sido um jogador de TW durante anos, mas comigo, muitos outros também já experienciaram o potencial desse jogo e como eu guardam muito boas memórias de momentos mais tensos de guerra ou de intrigas que levaram a profundas alterações de fronteiras. Sem dúvida TW2 também irá satisfazer de igual forma todos os que se dedicarem a ele e tirando o aspeto pay2win da equação, é sem dúvida um jogo bem merecedor da vossa atenção!

Ready to enter the world of Tribal Wars 2? Click here to play now!

Gráficos: arte animada
PvP: Guildas ou Fracções PvP Todos vs Todos
Cash shop: muito influente
Exp rate: lenta

Pro

Gráficos excelentes

Interface simples e intuitiva

Potencial de jogo quase infinito

Contro

Certos itens na Cash Shop conferem vantagens injustas

Jogabilidade em tempo real pode não agradar a todos


Fun factor
3.5 out of 5
Community
3.5 out of 5
Gráficos
3.5 out of 5
8.7
Fantástico

Review summary

  1. Aspeto geral
  2. Jogabilidade
  3. Cash Shop
  4. Conclusão

Pro

Gráficos excelentes
Interface simples e intuitiva
Potencial de jogo quase infinito

Contro

Certos itens na Cash Shop conferem vantagens injustas
Jogabilidade em tempo real pode não agradar a todos
8.7
Gráficos - 70 / 100
Fun factor - 70 / 100
Longevity - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Community - 70 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora