Género:
estratégia, guerra, administração
Elvenar é um jogo de city-building de browser com elementos de estratégia, feito pela InnoGames. Baseado num mundo de fantasia medieval, os jogadores podem escolher entre humanos e elfos para desenvolverem uma civilização próspera e rica, fazendo pesquisas de novas tecnologias, negociando ou batalhando com províncias vizinhas e muito mais. Como muitos jogos deste estilo, ele conta com um sistema de produção de recursos baseado em tempo, provendo os jogadores com uma abordagem bem casual ao jogo. Vamos, então, aos detalhes!
Elvenar é um jogo de construção de cidade (city-building), com alguns elementos de estratégia. A base do jogo é a construção e desenvolvimento bem-sucedido de uma cidade num cenário de fantasia medieval, os jogadores tendo a escolha de jogar como humanos ou elfos. Para serem bem sucedidos, os jogadores precisam juntar vários recursos, pesquisar novas tecnologias e expandir suas cidades. Para isso, precisarão explorar os territórios ao redor para negociar ou conquistar, via combate, novos recursos.
Para introduzir novos jogadores às mecânicas do jogo, o jogo inicia uma série de missões. Cada missão ajuda os novos jogadores a compreenderem como funciona cada aspecto do jogo, e os diferentes recursos e seus papéis. Os recursos “sociais do jogo são: Construtores, os jogadores precisam de pelo menos um para construir uma nova construição; População, necessária para iniciar a produção de recursos em construções de produção; Cultura, necessária para manter a felicidade da população. Já os recursos de produção e negociação são: Moedas, que cobrem custos básicos de construção e exploração; Suprimentos, que são os recursos básicos para construção e de treinamento de unidades de combate; e Diamantes, que são os recursos premium, adquirido apenas pela cash shop. Existem também os produtos, que são recursos especiais para negociações nas províncias ou para construções avançadas. Para adquiri-los, são necessárias oficinais de produção especiais para cada produto.
Após as missões de tutorial, os jogadores poderão continuar seguindo as missões para ganharem recompensas (as do tutorial também dão recompensas), ou poderão simplesmente avançar com suas cidades do jeito que escolherem. As construções básicas que todos os jogadores precisam são as Residências, que além de aumentar a população, também fornecem um bônus periódico de moedas; e as Oficinas, que fornecem suprimentos em intervalos escolhidos pelos jogadores – quanto mais longo o intervalo, maior a quantidade de suprimentos. Porém, isso não quer dizer que escolher os intervalos mais longos é o mais produtivo, porém seria o que menos requereria a atenção dos jogadores.
Outro recurso extremamente importante é o Conhecimento, que é usado para a realização de pesquisas. O jogo conta com uma árvore de pesquisa relativamente grande, e extremamente necessária para o desenvolvimento das cidades. Através dela, os jogadores poderão liberar novos tipos de construções, como oficinas de produtos, quartéis, além de certos bônus gerais de produção para a cidade. Os jogadores recebem um ponto de conhecimento por hora (em tempo real), mas também podem adquirir com o uso de diamantes, moedas, ou via negociações/combate nas províncias. O limite de conhecimento que os jogadores podem armazenar é dez, o que faz que os jogadores precisem gastar qualquer quantidade em alguma tecnologia escolhida para continuar recebendo conhecimento por tempo.
A interação com as províncias, regiões no mapa do mundo ao redor da civilização de cada jogador, é interessante, pois é nela que o jogo se distância um pouco de tantos outros jogos deste gênero. Para encontrar uma província, os jogadores precisam mandar um explorador – e, quanto maior a distância da província, mais tempo levará até o explorar liberá-la. Ao descobri-la, poderá ser observado o tipo de relíquia que a província fornece – as relíquias são um tipo de recursos mais fixos, que servem para liberar bônus de produção junto com pesquisas. Cada província tem, normalmente, oito áreas para interação. As opções de interação são: Negociar, onde os jogadores pagam os recursos pedidos pela província; ou Lutar, onde os jogadores podem colocar seus exércitos em combate, no estilo tactics, por turnos. A recompensa, em ambos os casos, é, no caso das províncias iniciais, uma relíquia e um ponto de conhecimento. Além relíquias e conhecimento, outro fator importante nas explorações de províncias é que, a cada três províncias completas, os jogadores poderão, então, expandir o território de construção da cidade, que é muito limitado no começo!
Claro que exploração de províncias não é a única opção de expansão de território – isso pode ser feito via pesquisas e, claro, pela cash shop. Ela só funciona através dos diamantes, que servem para facilitar a vida dos jogadores na base da conveniência, na maior parte, pois com seu uso, os jogadores podem acelerar construções, produção de recursos e até liberar novos construtores. Por conta disso, eu vejo que a cash shop não demonstra dar uma vantagem muito grande aos jogadores que escolherem usá-la, pois o jogo também não conta com nenhum tipo de competição contra outros jogadores.
Conclusão
Este é um jogo bem simples, com uma abordagem bem direta e sem complicações. Qualquer jogador que queria um jogo para dar uns cliques a cada hora, este jogo é uma boa pedida, pois sua simplicidade é um fator agradável. Com gráficos bem desenhados e um leque relativamente avantajado de pesquisas, o jogo oferece conteúdo o suficiente para deixar um jogador casual, mas com sede de desenvolvimento, contente. Porém, não espere muito mais do que isso.
Pronto para entrar no mundo de Elvenar? Clique aqui para jogar agora!Pro
Combate promissor
Arte bem feita
Contro
Demorado
Conteúdo limitado
Pro
Contro
Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora
Eu não gosto deste jogo, quero
Procurar outro MMORPG
voltar para o ranking geral