Crossout

Combate pós-apocalíptico com veículos - Crossout é completo em termos de combate e customização de veículos.

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Crossout é um jogo de tiro online baseado no conceito de combate com veículos em um futuro pós-apocalíptico. No momento, Crossout conta com uma série de ideias interessantes, todas entrelaçadas em uma versão beta divertida. Portanto, é claro que muito do que o jogo é e oferece pode vir a ser mudado. Até então, porém, Crossout se trata de treinar e adquirir armas e peças para construir um veículo melhor e então praticar mais e ganhar peças ainda melhores.

➔ Pontos Principais:

  • Combate com veículos
  • Alta Customização
  • Seis Facções Diferentes
  • Gráficos um pouco datados, mas com requisitos baixos para rodar

Revisão completa

Poderíamos resumir Crossout como grinding, ou seja, treinar sem parar para conseguir pontos. Desde o início, é preciso aumentar sua reputação com a primeira facção do jogo, os Engenheiros, para desbloquear mais armas, peças e então outras facções. A maior parte desse processo é feita através de missões de PvP. Essas batalhas de 8 contra 8 colocam duas equipes para lutar em dois modos de jogo diferentes. O algoritmo de seleção costuma ser eficaz em deixar os grupos balanceados, e, caso faltem jogadores, as vagas serão preenchidas por bots.

Mandando bala.

Por mais que a tela de missões conte com seis opções, todas são conectadas a dois modos de jogo, oferecendo diferentes tipos de recompensa. Independente da missão, o objetivo primário é capturar a base, a de seus inimigos ou uma outra, neutra. Mas sempre há a possibilidade de eliminar a outra equipe. Não existe respawn no PvP em Crossout, e, para deixar as partidas ainda mais interessantes, os veículos resistentes contam com pontos frágeis, havendo também a opção de atingir partes específicas do veículo. Estoure os pneus para deixá-los mais devagar, mire na armadura para expor partes frágeis, ou simplesmente destrua as armas do inimigo para deixá-lo sem poderes e apenas andando em círculos.

Apesar da maioria das partidas se resumirem à eliminação da outra equipe antes que eliminem você, há - como dito antes - bases para serem capturadas. Esse é o outro objetivo de todos os modos de jogo. No primeiro, é preciso capturar a base inimiga; no outro, uma base neutra. De qualquer forma, você capturará algo - caso não tenha eliminado todo mundo antes. Fique atento para não deixar algum jogador discreto entrar em sua base e capturá-la enquanto todos os outros estão ocupados tentando desarmar o inimigo.

Os itens que você ganha nas missões têm outra função além de dar uma melhorada no seu veículo. Você pode trocá-los dentro da sua facção, a primeira sendo os Engenheiros, por peças e armas ainda melhores. Isso também é uma questão de grinding. Para criar o AC43 Rapier auto-cannon são necessários vários recursos, bem como três metralhadoras, duas cabines e um jogo de rodas. Jogue tudo isso no liquidificador e voilà: está feito seu AC43 Rapier.

Fabricar o Rapier, assim como várias outras peças, também requer recursos obtidos de um dos outros modos de jogo primários em Crossout: ataques. Essas batalhas PvE colocam você e mais três jogadores contra ondas de inimigos controladas por IA, onde você precisa executar tarefas como resgatar carga ou defender estações. Nesse modo há muito menos seleção para se criar uma partida. Não é difícil encontrar jogadores mais fortes simplesmente treinando com missões mais fáceis, o que é ótimo para quem está apenas começando e não sabe ainda como jogar.

Armas em cima de pneus.

No entanto, você não pode ficar por muito tempo nesse modo, pois Ataques são limitados por combustível. Pense em combustível como stamina em outros jogos free-to-play. Você terá uma quantidade diária de combustível, que será consumido nos Ataques. Porém, você pode ganhar mais combustível, equipando um tanque no seu veículo e fazendo missões PvP, ou comprando (ou vendendo) combustível no mercado. Lá você também pode vender tudo o que ganhar em missões ou ataques.

Tudo que for comprado ou vendido lá usa a moeda do Crossout.

O que quer dizer que teoricamente você pode conseguir tudo por meio de grinding (com a exceção de algumas skins para os veículos). Alguns dos itens mais raros e procurados contam com preços na casa das centenas de dólares. É claro que, como em toda economia, o preço está sujeito a mudança com o passar do tempo.

Depois de um certo tempo treinando, você alcançará o nível 10 com os Engenheiros, habilitando a opção de mudar para uma das outras três facções primárias: Lunáticos, Catadores ou Nômades. A progressão é parecida em todas as facções: faça missões, construa sua reputação e desbloqueie recompensas. Mas após essas quatro facções há outra duas, de prestígio. Alcançar o nível 10 com os Catadores desbloqueia os Lobos da Estepe; Essa facção militar recompensa veículos como tanques e walkers. No outro lado se encontram os Filhos do Amanhecer, desbloqueados pelos Nômades. Eles são o mais sci-fi que Crossout fica, contando com elementos como flutuadores e armas de plasma.

Máquinas mortíferas ambulantes.

Com tudo que você pode ganhar com facções, missões e ataques, customização é o ponto principal em Crossout. Após um certo tempo, você terá acumulado peças o bastante para criar algo personalizado. Uma das recompensas por aumentar sua reputação na facção são projetos. Eles oferecem uma boa orientação para mexer no seu veículo de várias maneiras diferentes. Ou, caso você prefira, também poderá começar do zero, primeiro colocando uma estrutura principal, depois fixando rodas. Talvez uma cabine em cima disso. E então armas, muitas armas. A imaginação é o limite, e você provavelmente encontrará veículos muito criativos de outros jogadores.

Graficamente, Crossout não é uma sensação, nem o pós-apocalíptico costuma parecer bonito - independente de onde estiver -, e o jogo parece um pouco datado. Deixando isso de lado, o jogo dá uma sensação de ser bem otimizado, rodando de maneira razoavelmente boa em uma grande variedade de sistemas. Isso é um dos pontos positivos de Crossout. Além disso, o jogo conta com bons efeitos de iluminação em vários mapas. A maioria deles são no deserto, mas há missões em cidades abandonadas, muito agradáveis visualmente.

Se Crossout pretende ser um jogo sobre coletar peças automotivas e armas, criando um veículo personalizado de acordo com seus interesses, e então colocando esse veículo em um tour de destruição, ele alcançou seu objetivo. Isso desde que você aceite passar algumas horas aumentando seu nível antes de o jogo começar a ir para a frente. Jogadores mais dedicados sem dúvida não se importarão com isso, mas só o grinding necessário provavelmente assustará jogadores mais casuais.

Pronto para entrar no mundo de Crossout? Clique aqui para jogar agora!

Gráficos: full 3D
PvP: partidas ou duelos PvE PvP
Cash shop: moderadamente influente
Acúmulo de Experiência: lenta

Originalidade
Crossout se destaca em termos de destruição de veículos e possibilidades de customização.

Pro

customização dos veículos

ganhe dinheiro para gastar no mercado

combate interessante

Contro

muito grinding necessário

gráficos datados

leve no conteúdo


Diversão
4.0 out of 5
Comunidade
4.0 out of 5
Gráficos
4.0 out of 5
8.1
Fantástico

Review summary

Pro

customização dos veículos
ganhe dinheiro para gastar no mercado
combate interessante

Contro

muito grinding necessário
gráficos datados
leve no conteúdo
8.1
Gráficos - 80 / 100
Diversão - 80 / 100
Longevidade - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Comunidade - 80 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora