Smite

O enredo quase faz lembrar os Cavaleiros do Zodíaco onde os deuses se defrontam com todos os seus poderes na arena.

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Os criadores de Smite resolveram simplificar um pouco a mecânica de jogo típica de um MOBA tradicional, alterando a perspetiva geral da batalha para uma perspetiva na terceira pessoa de um único personagem: o seu.

Tudo o resto permanece essencialmente o mesmo. O jogo consiste maioritariamente em batalhas de arena no qual você controla um deus proveniente de uma das diversas mitologias existentes no mundo, embora tenham sido incluídos alguns modos adicionais de jogo para apimentar um pouco a coisa.

Para os fãs, Smite pode ser uma lufada de ar fresco bem necessária num gênero que tem estagnado bastante nos últimos tempos.

Revisão completa

Jogos como LoL e Dota tem hoje em dia uma vasta legião de fãs e a Hi-Rez Studios está a tentar a sua sorte neste teatro com Smite. A maioria das pessoas desconfiaria que simplesmente fizeram um clone dos títulos antecessores, mas Smite utilizou a fórmula clássica destes jogos e aplicou-lhes uma nova perspectiva de jogo fazendo dele um jogo fresco e interessante. Ao invés da tradicional vista global da arena na qual o jogador pode ver todo o desenvolvimento da partida, Smite coloca a câmera atrás de seu personagem e transforma o jogo num MOBA em 3ª pessoa.

Os personagens de Smite são baseados em figuras mitológicas de múltiplas religiões do mundo (gregos, romanos, chineses, egipcíos, maias...) e cada um foi cuidadosamente inserido em classes de jogo que fazem justiça às suas habilidades mitológicas e fazem senso na dinâmica geral do jogo. Deuses como Loki têm maior ênfase na infiltração, enquanto que personagens como Hércules são mais especializados em luta corpo a corpo. A variedade de deuses à escolha é bem grande e vai satisfazer a todos os gostos, contando atualmente com 63 deuses. Na fase inicial de jogo tem acesso só a 5 deuses fixos e 5 outros deuses que vão sendo alterados cada vez que o jogo é atualizado.

Aspeto e gameplay

O jogo não poupa em detalhes gráficos e é um festim visual para qualquer jogador, desde as vastas arenas até aos próprios personagens e as suas animações. A interface é um pouco confusa no início e requer um pouco de exploração por parte do jogador até que se ambiente.

Ao contrário de outros MOBAs, Smite, sendo visualizado em 3ª pessoa acaba adquirindo uma dinâmica diferente. A movimentação no jogo é feita com as teclas usuais (W, A, S e D) e o combate adquire uma nova camada de complexidade visto estar lidando com um mundo em 3 dimensões. Por um lado, obriga a um maior controlo de seu personagem e uma melhor pontaria para acertar nos inimigos com os seus ataques, em vez de se limitar a clicar com o mouse sobre os inimigos como num MOBA clássico. A perspectiva de 3ª pessoa também altera drasticamente a sua noção de onde se encontra o inimigo, deixando você bem suscetível a levar um ataque nas costas, adicionando assim outro nível de complexidade no jogo.

Farmar itens e ouro passa para segundo plano em Smite. Todos os jogadores recebem recompensas por cada inimigo derrotado (embora o que dê o último golpe receba uma porção maior) o que acaba encorajando mais o espírito de equipe nas partidas em vez de ser cada um por si para ganho individual. Com os ganhos obtidos ao longo do jogo você pode fazer compras na loja e inclusivé programar as compras a serem feitas de forma a que automaticamente tomem efeito durante as próprias partidas, podendo fazer a diferença naqueles cruciais minutos de jogo.

As partidas normais desenvolvem-se da mesma forma que outros MOBAs. Modos de 5x5 e 3x3 jogadores estão presentes em mapas com disposições semelhantes ao padrão de um MOBA, com foco na destruição das bases inimigas, embora no caso de Smite as clássicas torres tomam a forma de criaturas como fénixes que se vão defender, e monstros para derrotar nas zonas de floresta adjacentes.

Outros modos de jogo foram incluidos para apimentar um pouco a experiência de jogo e oferecem uma pausa para aqueles que já estão cansados de ver sempre a mesma dinâmica de jogo. O modo arena simplesmente põe as equipes uma contra a outra sem mais nenhuma distração, resultando em partidas estilo deathmatch onde o combate é rei. O modo de partida-do-dia introduz mais um pouco de variedade no jogo, impondo algumas regras arbitrárias aos jogadores, por exemplo, só pode usar a classe de magos, ou deuses do oeste contra deuses do leste, entre muitas outras possibilidades. A Hi-Rez não parece ter falta de imaginação.

Os jogadores têm a possibilidade de jogar com qualquer deus, embora a maioria tenha que ser desbloqueada com o tempo e a evolução. Para os jogadores não pagantes, estes podem alternar o deus com que jogam de forma limitada por semana, garantindo que qualquer um possa experimentar deuses diferentes e apreciar os diferentes estilos de jogo de cada classe. Se decidir usar sempre o mesmo deus, isso também trará benefícios, melhorando a classificação desse deus em particular e liberando modos de jogo e itens únicos.

Cash Shop

A cash shop está presente para todos os que a queiram usar e apesar de não existirem itens que não estejam acessíveis a qualquer um, o jogador pagante tem a chance de progredir no jogo mais rápido, podendo desbloquear deuses mais poderosos e adquirir itens que os outros jogadores terão que lutar para ganhar. Aparte dessa diferença, o jogo está bem balanceado entre os jogadores pagantes e não pagantes, tirando um punhado de deuses que são particularmente fortes.

Conclusão

De um modo geral, Smite é um jogo muito bem concebido e para os adeptos de MOBAs, confere uma experiência refrescante e obviamente longas horas de entretenimento. Altamente aconselhável!

Ready to enter the world of Smite? Click here to play now!

Gráficos: full 3D
PvP: partidas ou duelos PvP
Cash shop: pouco influente
Exp rate: mèdia

Pro

Grande variedade de deuses à escolha

Vários modos de jogo para além da clássica arena

Contro

Progressão um pouco lenta para quem não gastar grana


Fun factor
4.5 out of 5
Community
3.5 out of 5
Gráficos
4.0 out of 5
6.5
For Real Fans

Review summary

  1. Aspeto e gameplay
  2. Cash Shop
  3. Conclusão

Pro

Grande variedade de deuses à escolha
Vários modos de jogo para além da clássica arena

Contro

Progressão um pouco lenta para quem não gastar grana
6.5
Gráficos - 80 / 100
Fun factor - 90 / 100
Longevity - 90 / 100
Originalidade - 90 / 100
Community - 70 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora