Star Trek Online

MMORPG de Ficção Científica - É hora de se preparar, ligar as turbinas e sair para o espaço. Você vai ser jogado dentro da imaginação de Gene Roddenberry e cair no meio de uma guerra entre a Federação e os Klingons. Bem-vindo a Star Trek!

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Star Trek Online é um MMO desenvolvido por Cryptic Studios e inspirado na série de TV homônima.

Cronologicamente o jogo acontece 30 anos após os eventos de Star Trek: Nemesis, no meio de um conflito fervoroso entre a Federação e os Klingons (além dos Borg, que estão sempre aparecendo).

A customização de personagem é muito boa e permite que você escolha entre três diferentes facções, com muitas opções de raças em cada uma, além de três classes diferentes entre elas. Também é possível customizar a aparência física e escolher habilidades.

Durante o jogo, temos a oportunidade de completar missões a pé ou a bordo da nossa nave espacial. A pé, o jogo parece um híbrido entre ação e RPG, onde controlamos o personagem diretamente em terceira pessoa. A bordo da nave é diferente: temos a oportunidade de lutar e explorar as áreas ao redor.

O jogo tem gráficos muito bons, mas deixa a desejar em aspectos técnicos como a animação nas partes em terceira pessoa. Botando na balança, é um bom jogo para fãs do gênero e um ótimo jogo para fãs de carteirinha da saga Star Trek.

Revisão completa

O ano era 1966. Sem ter ideia do sucesso que alcançaria, Gene Roddenberry viu a série que inventou ser produzida pela primeira vez para a TV.

Com o tempo, as aventuras no espaço começaram a ter cada vez mais sucesso, o que foi reforçado pelas produções de qualidade que sucederam nos anos seguintes.

Até hoje, 50 anos após a estreia, a saga Star Trek ainda possui muitos fãs, tanto novos quanto de longa data, graças aos filmes que foram recentemente lançados no cinema.

Em termos narrativos, o universo de Star Trek é muito grande e seria quase impossível contar todas as histórias que aconteceram (ou vão acontecer) dentro dele. Apesar disso, essa característica é extremamente favorável para um jogo online e, como sabemos, o pessoal da Cryptic Studios não perdeu a oportunidade de licenciar um MMO.

Nossa experiência nos lembra que jogos baseados em licenciamentos oficiais geralmente não são lá obras de arte, ainda que também não sejam terríveis. Veremos agora se Star Trek Online segue esta tendência ou, ao contrário, consegue gerar brilho nos olhos.

Sem discriminação

Ah o charme das naves espaciais! Quer uma?

O jogo acontece no ano de 2409, 30 anos após os eventos de Star Trek: Nemesis, filme lançado em 2002. A Federação e os Klingons estão em guerra novamente e, para complicar ainda mais as coisas, aparecem na confusão os Borg - abomináveis humanóides cyborgs que certamente não são conhecidos por serem pacíficos.

O jogador é responsável por capitanear a sua própria nave e entra no jogo com uma série de missões que refletem o estilo e a atmosfera da série de TV. Apesar de quase nunca chegar ao nível de produção da telinha, mesmo assim oferece uma boa experiência para fãs ávidos de Star Trek, com muitas referências e citações espalhadas por toda a aventura.

Antes de embarcarmos na nossa jornada espacial precisamos gastar alguns minutos (ou mais...) na tela de criação de personagem.

Nós podemos optar por três facções principais (Federação, Klingons e Romulans), e cada uma delas possui diferentes raças para serem jogadas. Se você quiser, também é possível criar uma classe do zero.

A personalização do personagem é muito ampla e, apesar das várias raças disponíveis, também há muitas modificações que podem ser feitas ao físico e à aparência do nosso alter ego.

Chama a atenção a profundidade na hora de designar habilidades ao personagem, dependendo de quanto queremos representar as características específicas de cada raça.

Graças ao sistema adotado pelos desenvolvedores, nós podemos criar personagens híbridos que, dependendo das nossas escolhas, se adaptam a situações diversas.

Além disso, também precisamos escolher a classe do nosso personagem.

Contrário ao que acontece muitas vezes, a escolha de uma classe sobre a outra não exclui qualquer parte da aventura, mas é claro que a escolha da classe deve ser feita de acordo com o papel que desejamos cumprir no jogo.

As classes são: oficial tático, uma classe "básica", balanceada e muito efetiva dando dano; engenheiro, que possui habilidades de cura e pode ajudar a equipe; e oficial científico, que pode dar um buff ao grupo para melhorar danos e habilidades.

De acordo com a facção escolhida no começo, o jogo apresenta histórias diferentes.

Todos a bordo!

Oi! Você fala Klingon?

Depois de entrar no jogo, temos que passar por um tutorial que ensina algumas mecânicas.

Desde o começo, fica óbvio que Star Trek Online não é como os outros jogos do gênero.

A jogabilidade pode ser facilmente dividida em duas partes separadas: a pé, onde controlamos o personagem; e no espaço, onde subimos na nave e exploramos ou participamos de batalhas.

Nas etapas a pé o jogo possui muitos recursos comuns em jogos de tiro em terceira pessoa, mas de forma mais bruta. Infelizmente esses momentos quase nunca dão emoção ou envolvem o jogador. O resultado, além de ser excessivamente simples, é uma jogabilidade bastante bruta e atropelada.

Dentro da nave as coisas melhoram bastante, tanto por causa das mecânicas bem desenvolvidas quanto por conta da empolgação natural que vem de explorar o espaço - recriado no jogo de uma forma peculiar e carismática.

A jogabilidade pode ser facilmente dividida em duas partes separadas: a pé, onde controlamos o personagem; e no espaço, onde subimos na nave e exploramos ou participamos de batalhas.

Obviamente podemos perambular pelo espaço para explorar o ambiente e descobrir novos planetas para obter recursos, mas a melhor parte das sequências na nave são as batalhas, que são baseadas em mecânicas simples mas divertidas, diretas e que trazem um pouco de estratégia para um sistema que, fora isso, lembra jogos de arcade.

Como esperado, também temos que fazer missões.

Nem todas elas são divertidas de se fazer, especialmente quando o design de uma é reaproveitado na outra repetidamente durante a aventura, sem uma narrativa cativante que nos motive a jogar.

Mas quando as missões são parte da aventura principal, ainda que com muitos altos e baixos em termos de jogabilidade, completar elas sempre é recompensador - principalmente se você tem paixão pela saga Star Trek em geral e se fica com desejo de ver como a história se desenrola.

Beleza espacial

Graficamente, Star Trek Online é bacana, mas deixa a desejar em alguns detalhes que melhorariam muito o produto final.

O espaço, e tudo que há nele, foi recriado brilhantemente - desviar aqui e ali de asteróides e explosões de naves inimigas é sempre legal de um ponto de vista estético.

Hora da ação!

As naves são fidedignas e representam perfeitamente as suas "originais" da TV e do cinema.

Entretanto, nas partes a pé o resultado é mais fraco, com ambientes que são ok, mas nunca surpreendem, e modelos poligonais que são bons, mas nunca serão tomados como exemplo para outros jogos.

A pior parte são as animações. Muitas delas são simplesmente ruins e parecem ter vindo de um jogo feito há quinze anos.

Conclusões

Star Trek Online provou ser um bom MMO com pontos interessantes, alguns muito bons e outros nem tanto.

Em geral o jogo é recomendado. Mas mesmo valendo a pena, os que nunca assistiram um episódio sequer de Star Trek conseguirão apreciar somente até certo ponto.

A atmosfera da série original foi muito bem reconstruída e, para ser sincero, este foi um jogo criado praticamente só para os fãs.

Se cresceu vendo Mr. Spock, você vai se divertir. Caso contrário, pode esperar um bom jogo, mas nada além disso.

Pronto para entrar no mundo de Star Trek Online? Clique aqui para jogar agora!

Gráficos: full 3D
PvP: partidas ou duelos PvE PvP Todos vs Todos
Cash shop: moderadamente influente
Acúmulo de Experiência: mèdia

Pro

É Star Trek!

Voar pelo espaço é fantástico

Boa representação de batalhas espaciais

Ótima personalização de personagem

Contro

Algumas missões são repetitivas

Animações que deixam a desejar


Diversão
4.0 out of 5
Comunidade
4.0 out of 5
Gráficos
4.0 out of 5
8.2
Fantástico

Review summary

  1. Sem discriminação
  2. Todos a bordo!
  3. Beleza espacial
  4. Conclusões

Pro

É Star Trek!
Voar pelo espaço é fantástico
Boa representação de batalhas espaciais
Ótima personalização de personagem

Contro

Algumas missões são repetitivas
Animações que deixam a desejar
8.2
Gráficos - 80 / 100
Diversão - 80 / 100
Longevidade - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Comunidade - 80 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora