Dungeons & Dragons - Neverwinter

Dungeons and Dragons teve um filho e esse filho é o Neverwinter. Será preciso dizer muito mais?

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Baseado na fantasia suprema dos nerds (louvem todos D&D!), Neverwinter é um MMORPG grátis produzido pela Cryptic Studios.

Apresenta as classes básicas do género (feiticeiros, clérigos, guerreiros, bárbaros, rangers) e hordas atrás de hordas de monstros para chacinar em conjunto.
Ostenta também uma boa capacidade de personalização de personagens assim como um sistema de combate simples e eficaz, garantindo diversão por horas e horas.

Apesar de o conteúdo original do jogo não trazer nada de particularmente novo, tem uma pequena luz no horizonte e ela se chama a Foundry. Através dela, a comunidade poderá criar novo conteúdo para o jogo, o que já se viu em outros jogos e trará quase de certeza ótimos resultados.

Trailer

Revisão completa

Desenvolvido por Cryptic Studios e pela Perfect World Entertainment, produtora de outro título que segue um pouco as mesmas linhas, Dungeons & Dragons: Neverwinter é um MMORPG de fantasia grátis que foi buscar alguns elementos ao famoso jogo D&D (louvem todos D&D).

De uma maneira muito simples esse jogo é bastante formulaico: várias classes, uma infinidade de inimigos e dungeons, locais expansivos e plenas horas de grinding.

Em termos visuais, esse jogo é uma guloseima para os olhos. Os cenários são incrivelmente ricos e detalhados e você vai frequentemente deparar-se com alguma vista espetacular que irá lhe tirar o fôlego. A música, os efeitos sonoros e as vozes dos NPCs também contribuem para a sensação de imersão do jogador, embora com o tempo você provavelmente irá se sentir um pouco cansado da música repetitiva e dos NPCs feitos papagaios e com sotaques ingleses duvidosos, dando as missões para você completar. Mas é para isso que tem os botões de ON/OFF no painel de opção, né? 

Jogabilidade, classes e combate

O jogo segue na maioria as regras ditadas pela mais recente edição de D&D (louvem todos D&D), como por exemplo as classes que são o Guerreiro Defensor, Guerreiro Ofensivo, Feiticeiro, Renegado, Clérigo e Ranger. Cada qual tem sua função e no contexto de uma dungeon, cada uma desempenha o seu papel fundamental para o sucesso da equipe.

Em termos de personagens, o jogo oferece um grande arraial de raças, desde humanos, elfos, tieflings, halflings (atrevo-me a dizer...hobbits), anões, semi-elfos, entre outros. Depois tem o sistema de personalização, que permite ajustar os mais pequenos pormenores de seu personagem, tornando-o único.

Depois de criada sua personagem, você é introduzido no mundo de Neverwinter e uma das primeiras impressões que você terá é de que é um jogo que segue um desenvolvimento muito linear. Quer dizer, tem literalmente linhas brilhantes no chão, dizendo para onde se deve dirigir. Não que um desenvolvimento linear seja uma coisa propriamente má, mas num jogo desse calibre, retira um pouco à capacidade de exploração livre do mundo (coisa que pessoalmente gostei imenso no Perfect World, por exemplo).

O combate é sem dúvida o ponto mais atrativo de Neverwinter. Simples, energético e incrivelmente divertido. Os inimigos abundam e você poderá descarregar sua fúria neles sem parar. As animações que acompanham a liberação de seus poderes são muito vistosas contribuindo ainda mais para uma boa sessão de chacina de mortos-vivos. Outro aspeto interessante é que nesse jogo não tem pontos Mana, pelo que o uso de habilidades só é limitado por um período de resfriamento, embora esse período possa ser longo no caso de habilidades diárias, mas é um alívio não ter que estar constantemente recorrendo a poções de mana para poder continuar um combate. Cada classe tem movimentos e habilidades especiais, o que trará também valor de replay para quem quiser disfrutar de estilos de combate diferentes.

E finalmente, um jogo que não ocupa metade da tela com botões. A interface é limpa, simples e eficaz e não distrai voce da ação. 5 estrelas nesse ponto.

Para aqueles que preferem fazer suas missões a solo, esse jogo é bastante amigável nesse aspeto. Você pode perfeitamente silenciar o chat, arranjar uns personagens que o acompanhem e fazer suas missões dessa forma. O multiplayer sofre um pouco com a falta de cenários onde ocorrem partidas PvP, principalmente para jogadores veteranos. As partidas em multiplayer podem ser entre jogadores e hordas imensas de inimigos ou em modo Domination 5x5.

Na sua versão atual, os personagens atingem o nível máximo de 60, o que é possível fazer com algumas semanas de jogo. A partir do nível 10 você terá acesso a escolher uma profissão que permitirá criar items úteis para as suas aventuras.

Foundry

O que poderá resolver a questão do multiplayer será a Foundry, o sistema de criação de conteúdo pelos jogadores, que se torna disponível para qualquer um a partir do nível 15. Tendo em conta que o jogo é ainda relativamente recente, a quantidade de conteúdo ainda não é muito grande. Também tem a questão da qualidade do conteúdo criado, mas a comunidade tem um hábito de surpreender com criações que tiram o fôlego a qualquer um. Teremos que esperar para ver.

Cash Shop

A maioria dos artigos na Cash Shop é puramente cosmética, embora tenha sempre algum tipo de vantagem se investir algum dinheiro no jogo. Na versão atual do jogo, tendo em conta que os jogadores conseguem atingir o nível máximo em pouco tempo, não é de todo necessário gastar qualquer quantia no jogo. Contudo, é de notar, principalmente para os que recorrem à cash shop que os preços são um pouco pesados...talvez lá na Cryptic eles decidam baixar no futuro.

Conclusão

Embora não seja exactamente uma adaptação fiel de Dungeons & Dragons (louvem todos D&D), Neverwinter oferece muitos momentos de chacina de hordas inimigas que farão você ficar na ponta de sua cadeira grudado na tela. Ficou intrigado? Vá jogar! 

Ready to enter the world of Dungeons & Dragons - Neverwinter? Click here to play now!

Gráficos: full 3D
PvP: Guildas ou Fracções PvE PvP
Cash shop: moderadamente influente
Exp rate: mèdia

Pro

Conteúdo gerado pela comunidade (Foundry)

Personalização dos personagens

Sistema de combate

Contro

Missões repetitivas

Jogo muito linear

Poucas classes disponíveis


Fun factor
3.5 out of 5
Community
4.5 out of 5
Gráficos
3.5 out of 5
8.8
Fantástico

Review summary

  1. Jogabilidade, classes e combate
  2. Foundry
  3. Cash Shop
  4. Conclusão

Pro

Conteúdo gerado pela comunidade (Foundry)
Personalização dos personagens
Sistema de combate

Contro

Missões repetitivas
Jogo muito linear
Poucas classes disponíveis
8.8
Gráficos - 70 / 100
Fun factor - 70 / 100
Longevity - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Community - 90 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora