Stronghold Kingdoms

Um jogo de paciência para aqueles que a têm, Stronghold Kingdoms confere momentos de alta tensão quando o ataque de um oponente pode destruir meses de jogo árduo.

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Stronghold Kingdoms é um MMORTS com um tema medieval, no qual o grande objetivo do jogador é construir o seu castelo da forma mais sólida possível, muitas vezes coordenando esforços com outros jogadores de forma a resistir aos ataques de outras guildas.

Acompanhando este objetivo vem a típica administração eficiente dos recursos, bem como o estabelecimento de estratégias militar e diplomáticas com outros jogadores e/ou guildas por forma a manter ou expandir o controlo do mapa.

Um título aconselhado para jogadores mais pacientes e fãs do género de estratégia.

 

Revisão completa

Paciência é uma virtude! E é um estado de espírito quase obrigatório e que os fãs do género MMORTS sabem bem que é vital para singrar nesse tipo de jogo. Stronghold Kingdoms não é exceção a essa regra e com o seu tema medieval centrado na construção de castelos e fortificações, os jogadores têm de dedicar muitas horas para aprimorarem os seus domínios antes que algum invasor venha destruir tudo pelo que lutou.

E é neste ponto que Stronghold Kingdoms deixa a sua marca, pois põe à prova todo o trabalho que o jogador teve. Sai vencedor o melhor estratega, quer seja por meios militares, económicos ou diplomáticos.

O jogo é baseado na franquia Stronghold, já bem conhecida de muitos jogadores. Aliás, pouco muda relativamente aos anteriores títulos da série, tirando o fato de Stronghold Kingdoms ser um jogo online com evolução em tempo real, altamente focado em PvP e que conta com microtransações para se manter aberto.

Considerações gerais e gameplay

Graficamente o jogo deixa muito a desejar. Tendo em conta que foi lançado recentemente, a qualidade dos gráficos é pobre e ainda pior, a tela tem tendência para se tornar num vórtice caótico e congestionado de objectos colocados no mapa.

O início é marcado por um tutorial que lhe vai mostrar todas as competências básicas para arrancar com a sua base. A colocação das construções é essencial logo desde o ínicio, pelo que se quiser fazer construções de pedra, terá que estar perto de uma pedreira. Por outro lado, se fizer construções de madeira, a proximidade de árvores é vital. Para além dos edíficios básicos para a recolha de recursos, terá que fazer investimentos em pesquisas, desbloqueando novas tecnologias, armas e também a possibilidade de efectuar novas construções com outras finalidades. Tudo isto demora uma grande quantidade de tempo e requer muita paciência e dedicação por parte do jogador.

Os jogadores são colocados num mapa, o qual tem subdivisões semelhantes às que se vê no mundo real, começando com subprefeituras até chegar em condados e regiões mais alargadas no mapa. Dentro destas pequenas subdivisões, você e seus vizinhos terão basicamente que se entender, quer pacificamente ou por outros métodos (adivinhem quais), por forma a estabelecer uma liderança. Eventualmente guildas irão formar-se e irão guerrear entre si pelo controlo de regiões mais vastas do mapa.

No aspeto local, a sua preocupação é manter a população contente e uma economia forte, com a qual pode ter um excedente para melhorar a sua fortificação e a sua força litar. Obviamente, isto requer todo um planeamento não só ofensivo, mas também diplomático e político. Imagine que estoura uma rebelião na sua subprefeitura. Esta terá que ser resolvida pelos vários membros dela, seja através de uma simples mensagem, uma chuva de ataques retaliatórios ou manobras económicas, por forma a restabelecer o funcionamento normal das coisas.

Essencialmente, quanto mais em ordem estiver a sua casa, melhores são as suas chances de conseguir resistir a tentativas de conquista por forças invasoras, sejam elas outros jogadores, ou ataques do próprio jogo. A moderação neste aspeto é chave, tendo o jogador que optar pelas vias já discutidas anteriormente tendo em conta a situação. Alguns ataques ou situações tensas podem ser resolvidos diplomaticamente ou podem escalar para conflitos que envolvam toda uma guilda. Um conselho, é de não se aventurar muito a provocar outros jogadores, pois isso pode muito bem ser o seu fim.

A questão do jogo seguir uma evolução em tempo real acaba por ser uma espada de dois gumes, pois por um lado aumenta a importância do jogo e leva a uma maior imersão por parte do jogador, mas por outro lado leva invariavelmente o jogador a ter que recorrer às funcionalidades Premium para se conseguir gerir o jogo de uma forma eficiente e se conseguir manter competitivo.

Os benefícios de possuir uma conta Premium vão desde as filas de construção e de pesquisa até a cartas especiais que conferem pequenas vantagens ao jogador, seja em termos de tempo ou recursos.

Conclusão

Embora esta crítica seja muito superficial para um jogo desta magnitude, uma vez que o género MMORTS é por natureza um género que obriga os jogadores a terem uma experiência a longo-prazo para conseguirem se familiarizar com todas as suas pequenas nuances, o veredito geral é que é um bom título para os fãs do género, particularmente para aqueles que não têm problema em desembolsar alguma grana para ter Premium, sem a qual é um jogo muito inospitável para os jogadores. Aparte deste grupo de pessoas, as chances são que Stronghold Kingdoms não conquiste muitos corações.

 

Ready to enter the world of Stronghold Kingdoms? Click here to play now!

Gráficos: arte animada
PvP: Guildas ou Fracções PvP Todos vs Todos
Cash shop: muito influente
Exp rate: lenta

Pro

Gameplay estratégico

Ênfase no aspeto social

Mapas do mundo real

Contro

Quase obrigatório comprar premium para ter uma boa experiência de jogo


Fun factor
3.5 out of 5
Community
3.5 out of 5
Gráficos
3.5 out of 5
6.5
For Real Fans

Review summary

  1. Considerações gerais e gameplay
  2. Conclusão

Pro

Gameplay estratégico
Ênfase no aspeto social
Mapas do mundo real

Contro

Quase obrigatório comprar premium para ter uma boa experiência de jogo
6.5
Gráficos - 70 / 100
Fun factor - 70 / 100
Longevity - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Community - 70 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora