Seafight

Yo ho ho, e uma garrafa de ruim?

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Seafight, da BigPoint, é um MMO de Browser, onde você é um pirata comandando seu próprio navio. Você pode customizar seu navio, adicionando canhões, contratando membros, comprando velas, e até comprar navios melhores. Há opções tanto de PVE, com quests ou apenas exploração da região, quanto de PVP, onde guildas podem disputar territórios umas com as outras.

Os gráficos do jogo são baseados em sprites (animações 2D) no formato isométrico, onde a navegação vai apenas nas quatro direções - norte, sul, leste e oeste. Isso é vantajoso para quem não pode jogar nenhum jogo mais pesado (apesar de que estamos em 2015, onde até uma calculadora científica consegue rodar World of Warcraft!).

cash shop tem uma presença enorme no jogo, infelizmente, especialmente no PvP, e as informações para novos jogadores são limitadas - não há nem um tutorial inicial, o novo jogador é simplesmente jogado "para os tubarões".

Revisão completa

Seafight, da BigPoint, é um MMO de Browser, onde a premissa básica é que os jogadores são piratas comandando seu próprios navios. Nele, os jogadores podem customizar seus navios, adicionando canhões, mudando as velas para melhorar a mobilidade, e até comprar navios melhores. Você também pode navegar pelos mares, caçando baleias, tubarões ou monstros marinhos, fazendo missões para receber maiores recompensas, e também combater outros piratas (tanto NPCs quanto outros jogadores) pela supremacia marítima.

Aspecto Geral

Ao criar a sua conta e logar pela primeira vez, o jogo te recebe com uma série de pop-pups sobre eventos, promoções e ofertas da cash shop, já de cara. Não há nenhuma informação direta para jogadores novos, apenas uma tela inicial onde todas as opções do jogo se apresentam de forma óbvia. O jogador recebe uma quantia módica das duas unidades monetárias principais do jogo, ouro pérola. O jogador consegue adquirir ouro fazendo missões ou simplesmente combatendo e explorando os mares. Já pérolas são quase que exclusivamente adquiridas através da cash shop - apesar de ser possível encontrar pelo mapa (mas em quantidades ínfimas). Mas antes de entrar na parte de jogabilidade, vamos cobrir as opções que existem na tela inicial do jogo.

Na Cabine é onde você encontra todas as informações pertinente ao seu pirata, como informções do perfil, talentos, caixa de correio, lista de amigos, etc. É aqui que você também acompanhar o seu progresso na parte de PvP do jogo.

No Estaleiro é onde você tem opções de customizar seu "castelo do navio" (não me pergunte, também não entendi), tudo, claro, custando pérolas. Aqui também pode alterar o equipamento do seu navio, como canhões ou vela.

Já no Comerciante, como o próprio nome diz, é onde você gasta a maior parte do seu ouro ou pérolas. Aqui, você pode comprar equipamentos tanto para o navio em si, quanto equipamento para sua tripulação. É aqui, também, que pode se reparar a influência das microtransações no jogo - todos os equipamentos só podem ser comprados por pérolas são imensamente mais fortes do que os outros. Também tem o Ferreiro, onde você pode combinar itens para a produção de itens melhores. Ainda não entendi como funciona muito bem, pois como dito, nada é muito explicado.

Na próxima opção, o Mercado, você encontra mais opções que envolvem dinheiro real, incluindo uma espécie de auction house, onde jogadores vendem itens para outros jogadores - mas todos à custo de pérolas. Há também a opção de assinatura, mas não tem nenhuma informação no que diz respeito às vantagens de ser um assinante, e eu, pelo meu bom juízo, não quis arriscar.

Próximo, é a Taberna, onde você pode contratar mais membros para sua tripulação, ver informações sobre missões e monstros marinhos que estão aterrorizando por aí, entre outros interações. Aqui também tem uma possibilidade de ganhar pontos de experiência, ouro e até pérolas, via assistindo alguns vídeos de publicidade até o fim. Eu também não tive paciência para ir muito longe nessa opção, mas só pelo fato de ela existir, lhe dá uma noção de quais as prioridades deste jogo.

Por último, a opção Guilda, que é onde você pode se juntar ou criar uma nova guilda de piratas. Bem óbvio, não?

A princípio, o jogo não lhe explica nada, muito menos lhe dá opções de customização - todos os jogadores começam com um navio simples, uma pequena quantidade de munição "premium" (feito justamente para lhe mostrar quão inferior são as munições que você pode comprar com ouro), e nada de garrafa de rum. Depois disso tudo, o que resta é ver como o jogo funciona na prática.

 

Jogabilidade

Ao carregar a tela de jogo, você encontra seu navio e o mar para ser explorado à sua vontade. Os controles são bem óbvios, dependendo de cliques mouse para se movimentar ou usando menu de navegação - uma função muito útil que lhe permite entrar com coordenadas, tipo um piloto automático, o que ajuda muito pois clicando às vezes não consegue ser muito preciso.

combate também é bem simples, bastando clicar no seu alvo, e clicando no botão de ataque no menu de atalhos. Neste menu, você também pode escolher qual tipo de munição vai querer usar (como disse, você já começa com uma pequena quantidade de munição "premium"). Dependendo do seu alvo, seu navio vai utilizar o tipo de munição correspondente - se seu alvo for uma baleia ou um outro monstro marinho, por exemplo, seu navio o atacará com harpões. Já se seu alvo for outro navio, utilizará os canhões. Os ataques são devagar a princípio, mas são automáticos - podendo ser cancelado apertando o botão de cancelar ataque. As animações de ataque são quase inexistentes, com apenas uns gráficos animados de forma simples, com quase nenhum efeito. Os gráficos me lembram de jogos de estratégia antigos, como Age of Empires (o primeiro), só que em 2015...

As únicas coisas que realmente se tem a fazer, especialmente no início, é completar missões (que lhe dão ouro e PE - pontos de experiência - como recompensa), ou apenas navegar a esmo, combatendo quaisquer coisas que encontrar pelo mapa, e coletando umas esferas coloridas - cada cor representando uma recompensa diferente - como PV (Pontos de vida), ouro, EP e até pérolas.

As missões se tornam repetitivas rapidamente, existindo apenas dois tipos de missões - as de caça, onde você precisa matar uma quantidade X de inimigos; e as de navegação, que apenas consiste em você ir para diferentes pontos específicos do mapa. Algumas tem pré-requisito de você possuir algum equipamento em particular. Mas é através das missões que você pode passar de nível - existindo uma missão justamente com esse propósito (do primeiro para o segundo, basta cumprir os pré-requisitos).

Para aproveitar o PVP deste jogo, você tem duas opções - com muita paciência, completar missões e juntar ouro e pérolas o suficiente por encontrando e comprando; ou gastando uma quantia saudável do seu dinheiro real comprando pérolas (ou até assinando), que lhe dá uma vantagem instantânea para participar no PvP. As áreas de PvP ainda são misturadas com as missões normais, mas você pode atacar e ser atacado por outros jogadores, diferente das áreas de PvE, obviamente. 

Conclusão

Esse jogo parece que foi feito para outra época. A impressão que me dá, numa época onde existem jogos Free2Play com mais variedades, e com uma cash shop menos presente no longo prazo, é que esse jogo foi lançado muito tarde. O fato final é que esse jogo é pay2win - jogo que você paga para ganhar - mas não há nada de errado nisso.

O jogo não parece ter grandes ambições, e que quando você chega ao pico do jogo, tanto por paciência ou gastando seu dinheiro, a única coisa que lhe resta é disputar o título de pirata mais forte do jogo, completamente voltado para o PvP. Não existe nenhum tipo de endgame, o que, para muitos que procuram um MMO, é uma falha sem perdão. Mas se você está interessado em apenas jogar algumas horas (ou alguns reais) fora, Seafight pode te dar uma diversão temporária.

Pronto para entrar no mundo de Seafight? Clique aqui para jogar agora!

Gráficos: arte animada
PvP: Guildas ou Fracções PvE PvP Todos vs Todos
Cash shop: muito influente
Acúmulo de Experiência: lenta

Pro

Simplicidade na navegação e combate

Opções de customização

Sem necessidade de instalação

Contro

Cashshop muito presente

Poucas informações para novos jogadores

Não há muito propósito para o fim do jogo


Diversão
3.5 out of 5
Comunidade
3.5 out of 5
Gráficos
3.5 out of 5
6.5
Para Os Fãs De Verdade

Review summary

Pro

Simplicidade na navegação e combate
Opções de customização
Sem necessidade de instalação

Contro

Cashshop muito presente
Poucas informações para novos jogadores
Não há muito propósito para o fim do jogo
6.5
Gráficos - 70 / 100
Diversão - 70 / 100
Longevidade - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Comunidade - 70 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora