O Rei de Torres

Um Tower Defense para reis e plebeus! Será que conseguirá defender o reino?

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

No meio de uma quantidade aparentemente infindável de jogos em Flash que a 337 Games fornece em seu site, existe O Rei de Torres. É um Tower Defence com vários elementos de outros jogos free2play, muito remetente aos falecidos jogos de Facebook e aos jogos para smartphones. Esses elementos incluem um sistema de níveis do reino dos jogadores nos moldes de RPGs, com diversos upgrades a serem liberados e feitos ao evoluir o reino, heróis para ajudar no combate, e até uma fazenda, com um sistema não muito diferente de Farmville. Agora, será que essa combinação funciona?

Revisão completa

Para quem estava dormindo nos últimos 15 anos, Tower Defence (ou TD) é um estilo de jogo variante dos jogos de estratégia em tempo real (Real-time Strategy, ou RTS), que estourou em popularidade com mapas de Warcraft III modificados, também ocorrendo em outros jogos. O conceito básico é que os jogadores têm que defender suas bases por meio de torres que devem ser construídas ao redor de um caminho pré-determinado, por onde grupos de inimigos (também chamados waves em inglês) caminharão com direção à base dos jogadores. Uma vez construídas, as torres se tornam autônomas, atacando os inimigos mais próximos. Cada inimigo derrotado fornece os jogadores com ouro, que servem para construir mais torres, e melhorar as torres já construídas. Além disso, cada tipo de torre tem um estilo de ataque bem específico, com funções definidas e necessárias para cada tipo de fase e inimigo. Ou seja, não é possível ser bem sucedido com apenas um tipo de torre, é preciso administrar bem as suas escolhas e o posicionamento de cada uma.

Dada essa introdução ao gênero, vamos então aos detalhes d’O Rei de Torres que o fazem diferente de tantos outros. A princípio, os jogadores têm a opção de quatro tipos de torres para defender suas bases, com nomes interessantes (ou uma tradução... criativa):

Torre de Seta, que tem um ataque rápido, mas com um único alvo, tanto voadores quanto terrestres.

Quartel (“Recrutar Quartel”, como está no jogo), que serve para interromper o caminho dos monstros terrestres com guardas. Os jogadores podem controlar onde os guardas irão barrar as waves.

Canhoneiro, que tem um ataque em área (ou seja, acerta mais de um inimigo terrestre).

Torre dos Magos, de onde aprendizes de magos lançam feitiços nos inimigos voadores e terrestres.

Em cada fase, os jogadores têm um número específico de vidas que precisa proteger. Caso as vidas acabem, o jogador perde a fase. Além disso, o jogo também recompensa os jogadores que perderem menos vidas, com melhores bônus no fim da fase, e um rank de até três estrelas para cada fase completada.

Uma das adições ao gênero pelo Rei de Torres é o uso de magias durante as batalhas. De início (são liberadas nos níveis iniciais, com tutoriais explicando o uso de cada uma), os jogadores têm três: Milícia, que invoca dois membros de milícia para combater inimigos; Estático, que manda um raio para um inimigo único, o atordoando e causando uma quantidade enorme de dano; e Granizo, que causa uma chuva que causa dano a todos os inimigos na área. Não há custo para usá-las, mas cada uma tem um tempo de espera para reutilizá-las. Elas se tornam muito úteis, especialmente se alguma unidade inimiga está escapando.

Outra diferença é o uso de heróis nas fases. Os heróis neste jogo são unidades especiais semiautônomas que servem para interromper os inimigos e combate-los diretamente. Os jogadores podem controlar onde o herói ficará, mas não podem controlar quem ele atacará. Estes heróis também têm seus próprios atributos e níveis, ganhando experiência após cada fase que forem utilizados, e podendo ser equipados com itens para melhorar seu desempenho. Se morrerem durante uma batalha, há um tempo de espera até que voltem à ativa.

Após cada fase, o jogador pode colher impostos, que são um bônus de ouro e experiência para o reino. Cada fase pode ser refeita, também, em níveis de dificuldades diferentes, o que pode render melhores bônus dos impostos.

Existem ainda muitas outras funções no jogo que o tornam um jogo mais completo do que um simples mapa a ser completado vez após outra. Ao subir níveis do reino, e conseguindo mais ouro e outros materiais por meio de missões, impostos ou até o uso de diamantes (unidade monetária comprada com dinheiro real), os jogadores podem melhorar suas torres e liberar upgrades especiais para cada tipo de torre. Podem também usar o Campo de Treinos para treinar seus heróis fora de combate, a Ala Mágica para melhorar seus feitiços, entre várias outras.

 

Conclusão

 

Existe um esforço óbvio pela 337 Games de fornecer um jogo de TD completo, com objetivos claros para os jogadores se concentrarem e tentarem completar. O fato de existirem tantos complementos para o jogo é ótimo, pois dá variação ao jogo, com conteúdo a ser completado e recompensas que realmente fazem diferença no modo que o jogo flui. O sistema pelo qual o jogo é financiado faz sentido, via assinaturas VIP e diamantes, e não atrapalha aqueles jogadores que não querem gastar um tostão. Enfim, é uma abordagem legal ao gênero TD que promete não te entediar rapidamente.

Pronto para entrar no mundo de O Rei de Torres? Clique aqui para jogar agora!

Gráficos: arte animada
PvP: partidas ou duelos PvE
Cash shop: pouco influente
Acúmulo de Experiência: lenta

Pro

Fórmula Clássica

Cash Shop pouco presente

"Replay value" alto

Contro

Uso de energia


Diversão
3.5 out of 5
Comunidade
3.5 out of 5
Gráficos
3.5 out of 5
6.5
Para Os Fãs De Verdade

Review summary

Pro

Fórmula Clássica
Cash Shop pouco presente
"Replay value" alto

Contro

Uso de energia
6.5
Gráficos - 70 / 100
Diversão - 70 / 100
Longevidade - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Comunidade - 70 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora