Nidia - Evolution of the Ring

MMORPG de Browser - Nidia é um MMORPG de fantasia feito para navegadores. O game apresenta um grande diferencial em relação a outros jogos do gênero: é em 3D.

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Nidia é um MMORPG de fantasia para navegadores. Para jogar o game, basta acessar o site e fazer um cadastro que não demora nem 10 minutos.

Começando o game, podemos escolher uma entre as 3 classes disponíveis para o nosso personagem. Depois disso, o grande diferencial de Nidia fica evidente - seus gráficos são em 3D, ao contrário da maioria dos outros jogos deste tipo.

Nidia possui sistemas de jogo bastante conhecidos: melhoria de equipamentos, asas, anéis, montarias e batalhas PvP e PvE individuais e em equipe. As microtransações estão presentes em Nidia e adquirir moeda é um dos métodos mais fáceis e rápidos de fortalecer o personagem.

➔ Pontos Principais:

  • MMORPG de fantasia para navegadores
  • Gráficos em 3D
  • 3 classes disponíveis
  • Batalhas PvE e PvP, incluindo o modo Domination
  • Sistemas de evolução conhecidos como asas, anéis e montarias

Revisão completa

Nidia é um MMORPG gratuito para navegadores. Jogar o game é muito simples, bastando preencher um cadastro rápido para entrar diretamente na tela de criação de personagem.

Uma batalha em Nidia

Nesta parte, um pequeno problema. Caso você esteja fazendo alguma outra tarefa enquanto inicia o game, provavelmente não poderá personalizar o seu personagem. Isso porque a tela inicial de personalização pula direto para o gameplay caso você não personalize seu personagem dentro de 30 segundos.

Para personalizar o seu personagem, você tem 3 classes a disposição: Archer (Arqueiro), Warrior (Guerreiro) e Mago (Mage). Além das classes, é possível nomear o seu personagem e escolher o gênero, mas a personalização acaba por aí.

Quando partimos para a jogabilidade de fato, outra surpresa negativa. Tudo é tão automático que mesmo sem estar na janela do navegador que roda o jogo, o personagem se move sozinho, aceitando missões e falando com NPCs sem que você sequer esteja olhando. Quando fui ver o game após alguns minutos fazendo outra tarefa, me deparei com um personagem que eu não havia criado, mas que já tinha completado missões e lutado contra monstros, tudo de forma extremamente automática.

O diferencial: gráficos em 3D

Algo que chama a atenção em Nidia desde o começo são os gráficos. Grande parte dos MMORPGs de browser hoje em dia possuem uma visão chamada isométrica, ou 2.5D. Em Nidia, o jogo é realmente em 3D. Não só todos os personagens e cenários, mas também é possível mover a câmera.

Em Nidia, o jogo é realmente em 3D

A ideia de inovar em termos gráficos é excelente, mas não é bem executada. Ainda que de longe os gráficos sejam regulares, de perto são rudimentares e lembram o de jogos de 10 anos atrás. Considerando que o jogo roda 100% no navegador, isso é algo esperado, mas mesmo assim fica um sentimento de frustração para quem esperava um 3D minimamente atraente.

Gráficos às vezes deixam a desejar

Outro ponto negativo em relação aos gráficos é o peso do jogo. O 3D, ainda que simples, sobrecarrega o navegador e torna a jogabilidade extremamente lenta e com muito lag.

A própria desenvolvedora reconhece isso, já que logo no início do jogo você recebe um aviso com dicas para tentar evitar o lag no game.

Mesmo seguindo as dicas, não tive sucesso em obter uma jogabilidade mais fluida - tudo ficou muito travado, o tempo todo. Aliás, a tela que tenta guiar o usuário para acabar com o lag incomoda, já que aparece novamente a cada mudança de cenário.

A trilha sonora do game traz um clima de fantasia ao jogador, mas apresenta o mesmo problema de tantos outros jogos online: é extremamente repetitiva.

Jogabilidade

O jogo apresenta diversos recursos que já estamos acostumados: montarias, equipes, guildas, modo AFK e por aí vai.

Uma das coisas que chama a atenção são as recompensas. Elas são abundantes e dadas para todos os tipos de progresso. Há recompensas para logins consecutivos e para quando o seu personagem sobe de nível, sua montaria é melhorada e seus equipamentos ficam mais fortes. A abundância de recompensas parece acompanhar o ritmo do jogo, que é rápido e com subida de níveis acelerada.

Batalha no modo AFK

O papel das microtransações no jogo é grande. Elas estão presentes em todos os lados e logo de início já é possível comprar itens e pacotes que o deixam muito mais forte que outros jogadores não-pagantes. Além disso, eventos como Treasure Hunt (Caça ao Tesouro) são praticamente só para quem compra Gold (Ouro), a moeda paga do jogo.

Um recurso pago bacana é o Investment Plan (Plano de Investimento). Investindo uma certa quantidade de Gold em um dos 6 planos de investimento disponíveis, o usuário recebe recompensas durante 10 dias consecutivos.

A quantidade de ações que você pode fazer com os itens recebidos é imensa. Seus equipamentos podem ser reciclados, melhorados, refinados, combinados com joias/pedras e ter stats transferidos para outros equipamentos.

Os equips são parte fundamental do Combat Power (Poder de Combate), um indicador geral da força do seu personagem nas batalhas PvE e PvP. Segundo a própria publicadora do jogo, os modos mais rápidos de aumentar o CP são lutando contra Bosses (Chefes) e comprando itens com Gold.

O PvP apresenta um sistema interessante em Nidia. Você pode se manter num modo pacífico, bloqueando ataques de/a qualquer outro jogador, ou habilitar o modo onde qualquer ataque é possível. Dá para alterar o modo de PvP conforme o jogador desejar.

Uma parte legal do combate é que ele acontece na mesma tela onde o jogador se desloca. Isso significa que não há telas de carregamento adicionais ou mudanças de cenário a cada batalha, o que torna a jogabilidade mais fluida e menos interrompida.

Falando em combate com outros jogadores, a comunidade não parece ser muito ativa em Nidia. O chat do game raramente apresenta novas mensagens, um resultado que possivelmente deriva do sistema falho de comunicação. Após tentativas de enviar mensagens no chat global, o texto sumia mas a mensagem não aparecia em lugar nenhum - um aparente bug.

Chefões são destaque no game

A sessão PvE é interessante, com o sistema Boss (Chefão) apresentando diversas fases, cada uma delas com diversos níveis de chefões para serem enfrentados. Quanto maior o nível do seu personagem, maiores os níveis dos chefões que poderá enfrentar - e melhores as recompensas de cada batalha. O problema é a falta de desafios nas batalhas - basta deixar o personagem no modo AFK e ele faz tudo para você, mesmo contra chefões que em tese são mais difíceis de se enfrentar.

Vale a pena jogar?

Nidia é um MMORPG de browser que tenta inovar. O game traz uma visão 3D que não se vê em outros jogos do gênero. Ainda que a ideia seja louvável, a execução é falha e resulta numa experiência de jogo feia e travada.

Muitos recursos do game são conhecidos por nós. É possível melhorar seus equipamentos, usar montarias, entrar em guildas e assim por diante. Um ponto que chama a atenção é o sistema PvP, que pode ser alterado de todos atacam todos para ninguém ataca ninguém, conforme o jogador se sentir mais confortável.

É possível alterar o ângulo da câmera

Nas batalhas PvE, o sistema de Chefões ganha destaque, mas a jogabilidade extremamente automática acaba tirando um pouco a graça até das batalhas mais difíceis. Aliás, a automatização é tanta que é possível sair do computador e retornar para um personagem que evoluiu muito e até completou missões sozinho.

A tentativa de Nidia em trazer algo novo para o mundo dos MMORPGs de navegador é louvável, mas em geral o game falha em trazer uma experiência realmente nova para quem já conhece o gênero. O jogo é mais recomendado para quem tem curiosidade em experimentar uma visão 3D diferente, mas não parece valer a pena para quem busca por outros tipos de inovação.

Ready to enter the world of Nidia - Evolution of the Ring? Click here to play now!

Gráficos: full 3D
PvP: Guildas ou Fracções partidas ou duelos PvE PvP
Cash shop: muito influente
Exp rate: ràpida

Originalidade
Os gráficos em 3D não são originais em um jogo, mas chegam a surpreender no universo dos MMORPGs de browser.

Pro

Gráficos 3D

Diferentes modos PvP

Sistema de Chefões

Contro

Jogabilidade travada

Automatização em excesso

Comunidade pouco ativa


Fun factor
2.0 out of 5
Community
3.0 out of 5
Gráficos
4.0 out of 5
8.4
Fantástico

Review summary

  1. O diferencial: gráficos em 3D
  2. Jogabilidade
  3. Vale a pena jogar?

Pro

Gráficos 3D
Diferentes modos PvP
Sistema de Chefões

Contro

Jogabilidade travada
Automatização em excesso
Comunidade pouco ativa
8.4
Gráficos - 80 / 100
Fun factor - 40 / 100
Longevity - 70 / 100
Originalidade - 70 / 100
Community - 60 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora