Warframe

Combate em um cenário de ficção científica com armamentos futuristas e lute contra criaturas espaciais que querem dominar a galáxia!

Jogue agora!

Jogo para baixar

Jogo em Inglês

Género:
ação, tiro

Cenário:
fantasia, ficção científica

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Warframe, da Digital Extremes, é um jogo de tiro em terceira pessoa, cooperativo e free2play. Num cenário de ficção científica, os jogadores encarnam uma criatura da raça Tenno, embarcando em missões contra criaturas espaciais que querem construir um império para controlar o sistema solar. Os jogadores então controlam Warframes, unidades robóticas de combate, extremamente ágeis e mortais, para interromper estas criaturas maléficas de se tornarem os ditadores das galáxias. Com gráficos impressionantes e uma quantidade grandiosa de conteúdo, Warframe promete missões que vão desafiar suas habilidades de combate ao limite!

Revisão completa

Warframe é um jogo de tiro e ação em terceira pessoa, feito pela Digital Extremes. Originalmente, este jogo estava sendo desenvolvido para o Playstation 3, sob o nome Dark Sector. Mas, a empresa mudou completamente a abordagem e o Dark Sector que foi lançado em 2008 é um jogo bem diferente. Mas, em 2012, a empresa anunciou Warframe, que conta com o conceito que havia sido originalmente anunciado para o Dark Sector.

Num cenário de ficção científica espacial, Warframe coloca os jogadores como membros da raça Tenno, uma raça anciã de guerreiros que foram despertados de um sono criogênico, se encontrando em guerra contra três outras facções: os Grineer, uma raça de clones humanoides; a Corpus, uma mega-corporação de tecnologia super-avançada; e os Infested, umas criaturas mutantes infectadas pelo vírus Technocyte.

Os jogadores podem escolher entre três Warframes para começar sua jornada contra estes que ameaçam a galáxia: Excalibur, que é uma unidade com poderes de combate equilibrados, com velocidade e habilidades que beneficiam mais o uso de armas de fogo; Volt, que usa energia elétrica para atordoar e dominar seus inimigos; e Mag, que manipula energia magnética para exercer controle sob as criaturas no seu caminho.

O tutorial demonstra aos jogadores novatos os controles básicos, que são muito semelhantes aos de jogos de tiro tradicionais. Uma adição bem legal, que traz uma dinâmica inovadora ao combate, são as opções de movimentação disponíveis aos jogadores. Por exemplo, ao correr (usando o botão Shift Esquerdo, como padrão), o jogador pode apertar o botão de agachar (Control Esquerdo) para deslizar no chão de joelhões, podendo descer bala nos inimigos (e também podendo deslizar por baixo de obstáculos). Há também pulo duplo (ao apertar o botão de pulo novamente, uma vez no ar), e até correndo pela parede, no melhor estilo Matrix. Outros elementos de parkour também estão presentes, como escalar paredes e se pendurar em janelas e parapeitos. Durante o tutorial, os jogadores também poderão escolher suas primeiras armas que os acompanharão nas próximas missões.

Após o tutorial, algumas missões são recomendadas aos jogadores para os introduzirem a outros aspectos do jogo – na maior parte, aspectos que servem para modificar seus equipamentos para estarem melhores preparados para combate. Por exemplo, as armas e os próprios Warframes podem ser modificados usando itens chamados Mods, que podem ser encontrados durante missões ou recebidos como recompensas após uma missão bem sucedida. Estes mods adicionam e modificam atributos das armas e warframes – mudando o tipo de dano da arma, adicionando mais energia para o Warframe, ou aumentando o número de balas que uma determinada arma pode atirar.

Na parte de conteúdo, o número de tipos de missões que os jogadores podem cumprir é impressionante, com mais de 15 tipos de objetivos a serem cumpridos - como Rescue, Assassination, Capture, Sabotage, entre várias outras. Isso dá uma variedade legal às fases, que por si só são de uma variedade também impressionante. Em teoria, elas são feitas de forma procedural, ou seja, formadas aleatoriamente; mas, claro, existem alguns formatos pré-determinados. Ainda assim, é de uma variedade quase infinita – dificilmente repetirá o mesmo cenário. Além disso, os jogadores podem abordar determinadas missões de maneiras diferentes – eles podem ir estilo “Rambo” e atirar tudo que vê pelo caminho, ou tentar infiltrar sorrateiramente atraindo o mínimo de atenção dos inimigos possível. Para auxiliar nestas diferentes abordagens é que entram os vários equipamentos e Warframes disponíveis para os jogadores, e é, infelizmente, nos equipamentos que o jogo comete seus maiores pecados.

Para conseguir novas armas e Warframes, os jogadores precisam usar o Market. Dentro do Market, os jogadores podem comprar as armas e Warframes prontas usando Platinum, que é o dinheiro premium do jogo. Existe uma alternativa, porém, que é comprar blueprints – que são planos dos equipamentos disponíveis. Agora, para conseguir construir o equipamento usando blueprints, são necessários diversos materiais que são normalmente encontrados durante missões (cada planeta onde as missões ocorrem possuem materiais diferentes a serem encontrados). Parece simples, mas o tempo que é necessário para conseguir esses materiais é enorme, uma vez que nem sempre se consegue encontra-los nas missões, e a quantidade necessária nas blueprints costumam requerer um grind tremendo. Ainda assim, todos os equipamentos disponíveis via Platinum estão também disponíveis na forma de blueprints. Devido a isso, o jogo não é um pay2win, tecnicamente, mas a conveniência da cash shop é tremenda, especialmente quando um jogador quer testar um estilo de jogo diferente (como mencionado acima - completar missões com stealth ou ataque bruto, etc.).

Conclusão

 

Com gráficos brilhantes e jogabilidade extremamente divertidas, Warframe é uma alternativa para quem gosta de jogos de tiro e ação. O fato de ele ser essencialmente apenas cooperativo, pessoalmente, é uma ótima coisa, pois não sou grande fã de PvP. Dito isso, a falta de PvP pode desanimar jogadores que procuram algo competitivo. O fato de Platinum pesar tanto atrapalha um bocado, pois ao enjoar dos equipamentos iniciais, os jogadores terão que grindar muito, ou acabar gastando seu dinheiro suado. Mas, se você é daqueles jogadores que não se importa com grind, então Warframe vale a pena!

Ready to enter the world of Warframe? Click here to play now!

Gráficos: full 3D
PvP: PvE
Cash shop: pouco influente
Exp rate: mèdia

Pro

Gráficos ótimos

Muito conteúdo

Jogabilidade dinânima

Contro

Muito Grind

Sem PvP


Fun factor
3.5 out of 5
Community
3.5 out of 5
Gráficos
3.5 out of 5
9.1
Obra-Prima

Review summary

Pro

Gráficos ótimos
Muito conteúdo
Jogabilidade dinânima

Contro

Muito Grind
Sem PvP
9.1
Gráficos - 70 / 100
Fun factor - 70 / 100
Longevity - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Community - 70 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora