SAO's Legend

MMORPG de Browser - Sword Art Online se tornou um jogo do popular gênero MMORPG de browser. Será que ele é tão bom quanto o anime?

Jogue agora!

Jogo de browser

Jogo em Inglês

Género:
mmorpg

Cenário:
fantasia

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Baseado num anime muito popular da Terra do Sol Nascente, SAO's Legend é um MMORPG de browser gratuito que não requer download.

O jogo permite a escolha de uma entre quatro classes, compostas de tipos clássicos que já conhecemos bem. Depois disso entramos direto no mundo do jogo e prosseguimos rapidamente, sem tantas narrativas ao longo do caminho.

O que fica claro na hora é que a equipe de desenvolvimento escolheu oferecer aos usuários uma experiência rápida, sem perder tempo e focando principalmente no progresso acelerado através dos mapas do jogo, negligenciando explorações e histórias mais profundas.

É uma experiência que apela mais para os jogadores casuais, que buscam algo fácil de jogar, e pode cair como uma luva para quem não possui muito tempo livre.

➔ Pontos Principais:

  • Sword Art Online se tornou um jogo de browser gratuito.
  • Estilo de jogo rápido e fluido.
  • Quatro classes disponíveis.
  • Cenários que chamam a atenção.

Revisão completa

Depois do surgimento do primeiro MMORPG de browser, o que antes era um gênero complexo na sua essência agora foi completamente reduzido, com simplificações de todas as mecânicas de jogo para tornar a jogabilidade acessível até para quem nunca ouviu falar de RPG.

SAO's Legend se adequa perfeitamente a esta situação, sendo produzido para ser acessível a uma audiência extremamente diversa e ampla, que não aprecia a complexidade de telas e menus lotados de equipamentos e estatísticas.

A (falta de) jogabilidade

SAO's Legend deriva de um anime japonês popular, de onde herdou muitas características. Ainda que o enredo da obra original fosse interessante por diversos aspectos, ele some totalmente na tentativa de conexão entre o mundo real e o mundo virtual de um MMORPG. SAO's Legend dedica muito pouco ao componente narrativo: nada mais do que algumas poucas linhas de diálogo que a maioria dos jogadores vai pular o mais rápido possível.

A jogabilidade inteira é automática

Além da escolha de classes, no começo o jogo não perde tempo com muitos detalhes e nos joga direto no mundo.
Há quatro classes diferentes para serem escolhidas por um personagem. Elas são: espadachim, arqueiro, padre e cavaleiro.

Todas as classes já possuem um gênero pré-definido e você não poderá fazer nenhuma personalização. Após escolher o seu personagem, terá que aceitar o seu visual padrão.

O maior problema gerado por esta característica é algo que acontece em todos os jogos que não permitem a personalização de personagens: você vai andar por mapas povoados por dezenas e dezenas de clones idênticos.

Entrando no mundo do jogo, não demora até percebermos que, como seus semelhantes, SAO's Legend é totalmente impregnado por uma jogabilidade automática que agora faz parte de 99% dos MMORPGs de browser.

Ainda que a gente tenha se acostumado com essa característica do automatismo, sabendo que o personagem vai sozinho até o próximo ponto do jogo com a ajuda de uma linha do tempo da missão principal, nós esperamos que o jogo permita ao menos um pouco mais de liberdade nas batalhas, assim como League of Angels 2 conseguiu aplicar dando ao jogador um pouquinho mais de controle.

SAO's Legend é totalmente impregnado por uma jogabilidade automática que agora faz parte de 99% dos MMORPGs de browser

Os desenvolvedores de SAO's Legend pelo visto não concordam com isso e implementaram a exploração automática das fases também nas batalhas.

Ao contrário de LoA 2, que mencionamos antes, quando um inimigo é encontrado o jogo não vai para um campo de batalha especial. Ao invés, a batalha ocorre diretamente no mapa, dando continuidade entre os momentos de combate e exploração.

Ainda que isto não seja algo ruim, já que não quebra a ação e garante um progresso mais fluido, por outro lado torna mais evidente que o jogador é quase supérfluo, com um papel mais de supervisão do que de tomada ativa de decisões no game.

Os cenários são bonitos e bem feitos

Além disso, a falta desta tela específica para batalhas forçou os desenvolvedores a colocarem diversos monstros para serem derrotados em um espaço específico do mapa, o que resulta em dezenas deles agrupados na tela um em cima do outro. O resultado final visualmente chega a ser grotesco.

Conclusões

A jogabilidade entediante vem acompanhada, como tem sido padrão para este gênero de jogos, por uma impactante criação audiovisual, especialmente em relação ao visual do jogo.

Os olhos do jogadores certamente gostarão da beleza dos cenários no game, que são dignos de elogios tanto pela imaginação quanto pela boa implementação.

Para melhorar um pouco, talvez de forma muito técnica, as animações de vários personagens são boas, mas às vezes ficam desconexas e parecem muito forçadas. O jogo também fica pesado em excesso na hora de entrar em uma nova área - os mapas demoram a carregar.

É realmente difícil encontrar motivos reais para recomendar SAO's Legend como o seu próximo jogo.

A jogabilidade mal incentiva você a ficar na frente do monitor. Mesmo para jogadores que sejam apenas moderadamente exigentes, o jogo não oferece nada que ainda não tenham visto, de forma mais bem feita, em outros games.

Experimente jogar apenas se você estiver procurando uma experiência altamente casual, rápida e que não requeira nenhum grande esforço. O jogo serve bem para sessões de entretenimento curtas, como no intervalo para tomar um café.

Ready to enter the world of SAO's Legend? Click here to play now!

Gráficos: arte animada
PvP: PvE
Cash shop: moderadamente influente
Exp rate: ràpida

Originalidade
Apesar do esforço, é impossível encontrar qualquer coisa nova ou original nesta produção da GameSprite.

Pro

Cenários bonitos

Os fãs do anime podem gostar

Ninguém está nos forçando a jogar

Contro

Jogabilidade praticamente inexistente

Nada de novo

Centenas de clones


Fun factor
4.0 out of 5
Community
4.0 out of 5
Gráficos
4.0 out of 5
8.2
Fantástico

Review summary

  1. A (falta de) jogabilidade
  2. Conclusões

Pro

Cenários bonitos
Os fãs do anime podem gostar
Ninguém está nos forçando a jogar

Contro

Jogabilidade praticamente inexistente
Nada de novo
Centenas de clones
8.2
Gráficos - 80 / 100
Fun factor - 80 / 100
Longevity - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Community - 80 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora