DOFUS

Fincado num nicho do mercado, DOFUS com toda a sua peculiaridade irá subjugar muitos jogadores com seus encantos.

Baseado no navegador
Jogo em Português
Setting: 

Capturas de ecrã [clique para ampliar]:

Visão global

Vindo da França em 2005, o MMORPG em 2D baseado em Flash, DOFUS é um jogo que deixa uma marca bem única na mente dos jogadores.

Depois de tantos anos e inúmeras atualizações ao cliente, DOFUS ostenta um mundo colorido, personagens variadissimos com uma certa qualidade anime neles, mas que não deixa de ser característica do jogo.

Inúmeros mapas, classes, profissões e um estilo de combate por turnos bastante incomum nos jogos de hoje em dia são a cereja no topo do bolo para aqueles que estejam dispostos a pagar a pequena mensalidade necessária para desbloquear todo o seu conteúdo.

Revisão completa

Más notícias primeiro!

Para disfrutar plenamente de DOFUS vai ter que pagar uma pequena mensalidade para acessar a todos os mapas desse jogo, senão ficará limitado a algumas áreas iniciais. Mas não entre em pânico e continue lendo a review...

As boas notícias é que ao contrário de muitos outros jogos presentes na Internet, DOFUS oferece uma experiência verdadeiramente única ou, no caso de jogadores hardcore, bastante incomum, o que por si só vale bem a pena em investir algum dinheiro por mês.

Desenvolvido pela Ankama Games em 2005, DOFUS já é um concorrente bem antigo no mundo dos jogos online e prova da sua qualidade é que ele ainda se encontra ativo e os desenvolvedores do jogo continuam investindo largamente na sua atualização. E terem uma fanbase de milhões de jogadores com subscrições pagas também ajuda bastante, claro.

 

Características e primeiras impressões

O grafismo desse jogo é um dos pontos que imediatamente salta à vista do jogador. Os cenários e os personagens bastante inspirados no estilo anime são coloridos, mas não coloridos ao ponto de causar cegueira e ao mesmo tempo simples mas com uma grande atenção ao mais pequeno dos detalhes o que contribui largamente para o distanciar da enorme avalanche de jogos anime que andam por aí.

A música e os efeitos sonoros acompanham o aspeto visual e servem como um componente adicional para aumentar a imersão do jogador no jogo.

O interface é mais uma lufada de ar fresco para o jogador com uma tela completamente limpa e livre de botões irritantes incitando você a gastar dinheiro na Cash Shop, o que é bem indicativo da natureza P2P desse jogo.

Para aqueles jogadores mais zelosos que adoram ler todas as falas dos NPCs do jogo, DOFUS possui um enredo incrivelmente completo, fruto de anos de adições e refinamento.

 

Jogabilidade

Atualmente o jogo conta com uma grande diversidade de classes para escolher, mais precisamente quinze e uma boa gama de personalizações para cada uma, garantindo que não se depare com um irmão gémeo com muita facilidade no jogo. Estas classes seguem os estereótipos comuns ao género de fantasia, pelo que não vale muito a pena falar sobre elas. Basta dizer que cada uma tem modos de jogabilidade diferentes o suficiente para conferir um grande valor de replay ao jogo.

Caso não tenha referido antes, DOFUS é baseado em Flash e o controlo de seu personagem envolve apontar e clicar com o mouse. O movimento se desenvolve num sistema de grelha o qual você tem que percorrer para passar para as telas adjacentes.

De particular relevância é o sistema de combate que também segue o mesmo esquema de grelha e é baseado em turnos. Quando começa um combate com um inimigo qualquer, terá que se posicionar para o ataque seja ele de curta distância (melee) ou através de habilidades, mágicas por exemplo, com maior alcance. Uma instância de combate pode ter até 8 elementos de cada lado, dando um grande enfâse na cooperação e na estratégia para derrotar da melhor forma os inimigos sofrendo o menor dano possível. Cada turno vai obrigar que cada jogador finalize manualmente a sua jogada pelo que o ritmo do jogo pode-se tornar lento ao ponto de se tornar exasperante, embora, claro, lhe dê mais tempo para planear sua próxima jogada.

As profissões que você poderá adotar são mais que abundantes, com vinte e duas possíveis das quais poderá escolher três. O processo de fabrico de novos items envolve a tarefa já mais que conhecida de recolher os recursos necessários e criar o que quer que seja, mas com a grande variedade de profissões disponíveis o sistema de fabrico tem um caratér muito mais profundo que o de muitos outros títulos o que se torna muito importante para jogadores que não gostam tanto de combate.

As missões seguem o estilo tradicional de falar com um NPC, matar ou recolher qualquer coisa e são auxiliadas pelo enredo para os que estão mais interessados nessa componente do jogo. Mais à frente (se for assinante) terá acesso a masmorras, PvP, poderá fazer parte da economia do jogo através dos mercados, entre muitas outras atividades.

Tudo isto irá contribuir para a evolução de seu personagem. O nível máximo atual é o 200, mas para lá chegar terá que jogar bastante, pelo que se gostar do jogo, terá muitas, muitas, muitas, muitassss horas de jogo garantidas.

 

Pagar para jogar

Desde o primeiro momento em que você se inscreve não se irá sentir bombardeado com tentativas para fazer com que você puxe de sua carteira. Simplesmente será informado que se não for assinante, não terá acesso à totalidade do jogo, limitando a jogabilidade do jogador grátis a duas áreas iniciantes, combate básico e progressão de personagem limitada. De qualquer forma para quem quiser experimentar o jogo é mais que o suficiente para ter uma noção do jogo, podendo optar por assinar mais tarde. A mensalidade é relativamente pequena e está cifrada nos R$14,90 (4,00€ para os portugueses) ou caso você prefira pagar mais alguns meses poderá ficar um pouco mais barato. De resto, caso prefira se manter confinado à zona iniciante, pode fazê-lo indefinidamente sem nenhum custo.

 

Conclusão

Comparando DOFUS com um bom vinho, pode-se dizer que ambos ficam melhores com a idade. No caso de DOFUS isso é possível em grande parte ao seu modo de gestão que obriga os jogadores a se tornarem assinantes para beneficiarem da totalidade do jogo, garantindo assim uma qualidade excelente que não é páreo para outros títulos F2P. Para além disso, retira da mesa as desigualdades entre jogadores assinantes e não assinantes, uma vez que os que pagam têm acesso à esmagadora maioria dos mapas e não entrarão em contato com os não assinantes.

O fato de ter um aspeto e jogabilidade únicos e estar sujeito a constantes atualizações por parte do estúdio também contribui largamente para o seu sucesso, fixando os jogadores que realmente gostam do jogo, assegurando dessa forma uma fanbase forte e leal e um jogo cada vez melhor.

Concluindo, DOFUS é um jogo que apesar de passar um pouco despercebido, com o tempo subiu lá no topo para junto de títulos famosos como WoW e é sem dúvida um grande merecedor do seu tempo.

 

Pronto para entrar no mundo de DOFUS? Clique aqui para jogar agora!



Editor: 
Ankama Games
Gráficos: 
Arte animada
PvP: 
Guildas ou Fracções
PvE
PvP
Cash Shop: 
Muito influente
Originalidade: 
Embora já tenha uns bons anos, DOFUS continua sendo um fruto bem fresco na enorme árvore de MMORPGs, tanto no aspeto como no conteúdo.
Pro
  • Visual característico
  • Gameplay fora do comum
  • Atualizações de conteúdo constantes
Contro
  • Necessário pagar para acessar a todo o jogo
  • Evolução um pouco lenta
Gameplay: 
3
Community: 
3
Gráficos: 
3
Voto geral:
8.3
Fantástico

Votos dos usuários!

Average: 3.5 (2 votos)